Bangladesh desloca caças para a fronteira com Myanmar
O desdobramento é uma possível resposta às intrusões da fronteira por Myanmar nos últimos dias
Bangladesh desdobrou um grupo aéreo e um grupo da Marinha em Chittagong, perto da fronteira com Myanmar, de acordo com fontes sênior de defesa.
A manobra é uma possível resposta às forças armadas de Myanmar que atravessaram a fronteira para Bangladesh nos dias 27, 28 e 1 de setembro. Na sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu uma nota diplomática para a embaixada de Myanmar em Daca depois que helicópteros cruzaram Bangladesh em três ocasiões ao longo do dia.
O Dhaka Tribune chegou ao Diretor de Relações Públicas do Inter Services no domingo para se informar sobre o assunto.
O diretor do ISPR, tenente coronel Rashidul Hasan, recusou-se a confirmar qualquer movimento militar, mas confirmou um grupo aéreo perto de Chittagong.
Ele disse que o grupo estava em um alerta de defesa aérea sobre Chittagong que a força aérea executa de forma rotineira.
As forças armadas de Myanmar estiveram envolvidas em uma nova onda de conflitos no estado de Rakhine que faz fronteira com Bangladesh. O conflito viu centenas morrerem, mesmo durante as tentativas de fugir para Bangladesh. Milhares conseguiram escapar para Bangladesh e agora estão vivendo em condições indigentes como refugiados, enquanto as forças insurgentes Rohingya engajaram as forças armadas de Myanmar.
FONTE: Dhaka Tribune