Israel vende caças F-16A com pacote de atualização
Normalmente rivais, a Elbit Systems e a Israel Aerospace Industries estão cooperando em um pacote de atualização para velhos Lockheed Martin F-16As
O site Flightglobal noticiou que Israel está procurando vender o inventário de 40 caças “Netz”, que deverão ser amplamente modernizados pelos parceiros.
Nenhum detalhe sobre os aprimoramentos foi revelado, mas a Força Aérea Israelense já atualizou sua F-16C/D sob a iniciativa “Barak 2020”.
A aeronave ganhou uma nova aviônica e aprimoramento do sistema de missão, bem como o reforço estrutural.
As modificações só começarão quando um cliente tiver assinado a comprar para as aeronaves.
Os “Netz” estiveram no serviço israelense desde 1980, mas mais recentemente foram empregados como aeronaves agressoras para missões de treinamento. Os F-16A/B tiveram como primeiro “kill” um helicóptero Mi-8 sírio em abril de 1981.
Realizaram inúmeras missões e participaram em muitas operações como a Segunda Guerra do Líbano em 2006, Operação “Grapes of Wrath” em 1996, Operação “Cast Lead” em 2008, Operação “Pillar of Defense” em 2002 e Operação “Protective Edge” em 2014.
Durante seus anos de atividade, as aeronaves realizaram 474 mil saídas e 335 mil horas de voo. Segundo o Brigadeiro-General. Amir Eshel, Comandante da IAF, “nos livros de história, o ‘Netz’ será escrito como o avião que mudou a face do Oriente Médio”.
O “Netz” também participou da Operação “Opera” contra o reator nuclear iraquiano em 1981.