Radar Vixen 500E é escolhido para o jato romeno IAR-99 TD
A Romênia decidiu equipar seu jato IAR-99 TD com o radar AESA Vixen 500E da Leonardo. O Instituto Nacional de Pesquisa Aeroespacial “Elie Carafoli” (INCAS) integrará o radar em um jato IAR-99 Soim (protótipo no 7003) da Força Aérea Romena.
A gigante aeroespacial italiana já havia trabalhado com o INCAS para instalar o radar de vigilância AESA Seaspray 5000E anterior na aeronave de vigilância BN-2 Islander de missão especial do INCAS.
O Vixen 500E foi recentemente fornecido aos Estados Unidos para a sua escola Naval Test Pilot School para aeronaves C-26.
A Leonardo fornece também o radar Raven ES-05 AESA para o avião de combate Gripen E da Saab (que entrará em serviço com a Suécia e o Brasil) e lidera o consórcio Euroradar pan-europeu no desenvolvimento do novo radar Captor-E AESA do Eurofighter Typhoon.
A Leonardo é a principal fornecedora de radares AESA da Europa, com 30 clientes internacionais para seus radares de controle de tiro e vigilância que contribuem para as exportações britânicas de alta tecnologia.
O Vixen 500E é um dos sistemas de radar de matriz ativa de varredura eletrônica (AESA) da Leonardo, o que significa que em vez de apontar fisicamente a antena do radar em seu alvo, uma matriz de módulos de radar em miniatura é usada para dirigir o feixe eletronicamente. Esta tecnologia permite que o Vixen combine alto desempenho com confiabilidade e baixo custo de aquisição, além de ser fácil de instalar e operar.
O avião protótipo IAR-99 TD com o radar a bordo deve estar pronto para testes até o final de 2017.