F-35I e F-16I

F-16I e F-35I

Por Judah Ari Gross

Israel finalizou um acordo para comprar mais 17 caças furtivos F-35 avançados da Lockheed Martin, disse o Ministério da Defesa no domingo, que trarão a frota da aeronave para 50.

A decisão inicial de comprar os 17 caças F-35 adicionais foi feita pelo gabinete de segurança em novembro de 2016, mas demorou mais nove meses para discutir o acordo com os Estados Unidos e a Lockheed Martin.

Israel está atualmente na posse de cinco caças furtivos F-35, o primeiro entregue em dezembro de 2016, e a IAF continuará a receber os 45 restantes em pequenos lotes nos próximos anos.

A encomenda inicial de 33 jatos F-35 deverá ser entregue até 2021. O novo lote de 17 aviões está previsto para chegar até dezembro de 2024, informou o Ministério da Defesa em um comunicado.

De acordo com a IAF, espera-se que o avião de última geração esteja operacional no próximo ano.

“Concluir o acordo para adquirir 17 aviões F-35 adicionais representa uma adição significativa e estratégica à força aérea”, afirmou o ministro da Defesa, Avigdor Liberman, em um comunicado.

O ministro da Defesa também observou que este acordo é mais uma prova de “quão profunda é a conexão e as relações militares entre o Estado de Israel e nosso grande amigo Estados Unidos”.

Em sua declaração, o Ministério da Defesa não especifica o custo exato dos caças, mas observou que, pela primeira vez, os jatos F-35 custarão NIS 358 milhões (US$ 100 milhões) por avião, o que significa que as aeronaves adicionais custarão provavelmente a Israel pelo menos NIS 6,09 bilhões (US$ 1,7 bilhão), não incluindo os custos de manutenção adicional e equipamentos de suporte.

FONTE: Times of Israel

wpDiscuz