Boeing oferece F/A-18 Super Hornet para fabricação na Índia
A proposta de uma unidade de fabricação na Índia é parte da aquisição prevista por parte do país de 57 aviões de combate multi-função baseados em porta-aviões
28 de agosto (UPI) – A Boeing propôs a construção de uma unidade de fabricação na Índia para os aviões de combate F/A-18 Super Hornet como parte da aquisição prevista por parte do país de 57 aviões de combate multi-função baseados em porta-aviões.
A Marinha Indiana atualmente opera os caças MiG-29K no INS Vikramaditya, um porta-aviões modificado russo de classe “Kiev”. A Índia está atualmente construindo o porta-aviões da classe “Vikrant” de design nacional com duas unidades planejadas.
A Marinha Indiana sofreu uma série de problemas de manutenção com o MiG-29K devido ao estresse na estrutura durante os pousos nos porta-aviões, bem como outros problemas de manutenção. Os aviões geralmente requerem reparos significativos após os pousos de rotina, e muitas partes só podem ser reparadas na Rússia.
As questões levaram a Índia a emitir um requisito para 57 caças para futuros porta-aviões com vários modelos em potencial sendo considerados. A oferta da Boeing de produção doméstica de peças para o F/A-18 seria uma vantagem devido aos problemas logísticos com o MiG-29K.
Os fabricantes de defesa dos EUA estão fazendo avanços significativos no mercado de caças indianos. A Lockheed Martin garantiu um acordo no início deste ano para começar a produzir o jato monomotor F-16 Block 70 Fighting Falcon na Índia e muitos detalhes ainda estão pendentes.
O Super Hornet F/A-18 é o principal caça multimissão da Marinha dos EUA. Foi exportado para a Austrália e espera-se que sirva por décadas ao lado do F-35. O EA-18G Growler é uma variante anti-radar e um bloqueador de guerra eletrônica.
FONTE: UPI