PDTI N219

A empresa estatal PT Dirgantara Indonesia (PTDI) voou pela primeira vez seu avião N219 turbo-turboélice em 16 de agosto.

A aeronave, que chegou ao céu pouco depois das 9 horas do mesmo dia do aeroporto internacional de Husein Sastranegara em Bandung, foi levada pelo piloto principal de teste da empresa, o capitão Esther Gayatri Saleh; a célula voou durante cerca de 26 minutos dentro do espaço aéreo da cidade, antes de aterrissar no mesmo aeroporto. Antes de seu primeiro teste de voo, o N219 passou por uma série de corridas de táxi de alta velocidade em 11 de agosto no mesmo local.

O N219, que deriva seu design do Airbus Military C212 Aviocar, foi concebido pela primeira vez em 2007 como uma plataforma multimissão, de decolagem e pouso curtos, que pode operar a partir de pistas despreparadas, e foi formalmente apresentada aos potenciais clientes em 2010. Posteriormente, um protótipo da aeronave foi revelado pela primeira vez em dezembro de 2015.

O financiamento do investimento inicial do projeto de IDR300 bilhões (US$ 22,4 milhões) foi suportado conjuntamente pelo Ministério das Empresas do Estado da Indonésia, pelo Ministério da Pesquisa, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Instituto Nacional Indonésio de Aeronáutica e Espaço (LAPAN). O Ministério dos Transportes da Indonésia também esteve envolvido nas últimas etapas do projeto por meio de sua Direção Geral de Aviação Civil, embora não tenha fornecido nenhum financiamento ao programa.

De acordo com as especificações fornecidas pela PTDI, a plataforma N219 possui um comprimento total de 16,7 m, uma altura de 6,2 m e uma envergadura de 19,5 m. A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 7.030 kg (15.498 lb) e pode transportar uma carga útil máxima de 2.313 kg (5.099 lb).

FONTE: Jane’s

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