Rússia revela aeronave de missão especial Il-22PP
A Rússia mostrou pela primeira vez seu novo avião de missão especial Ilyushin Il-22PP Porubshchik. O avião “escort jammer” fez sua estréia pública por ocasião do 105º aniversário da Força Aérea Russa voando sobre Kubinka em 12 de agosto.
O Il-22P é uma aeronave de inteligência de sinais (SIGINT) e uma plataforma de bloqueio eletrônico “stand-off” que foi construída em torno da estrutura do Il-22 ‘Coot-B’ convertida, que é em si mesma um posto de comando no ar e uma aeronave com link de rádio baseado no Ilyushin Il-18D.
Enquanto o Il-22PP retém a estrutura e motores do Il-22, ele possui quatro grandes carenagens localizadas simetricamente em ambos os lados da fuselagem. Estas contêm antenas do sistema de contramedidas eletrônicas L-415 (ECM) feitas pelo instituto KNIRTI de Kaluga. Outra antena é montada na cauda, enquanto uma outra antena está localizada debaixo da fuselagem.
Um pod fixo embaixo da fuselagem contém 16 lançadores de chaff/flare UV-26M de 32 unidades de 26 mm para autodefesa; mais dois lançadores de 14 unidades de 50 mm (2 polegadas) estão incorporados sob a fuselagem. A aeronave tem uma pintura semelhante à da companhia aérea civil Aeroflot, embora tenha a inscrição ‘Força Aérea Russa’ e a marcação da estrela vermelha. Também tem a inscrição ‘Il-18’ no nariz.
De acordo com o departamento de design Myasishchev, que é responsável pela conversão, “o avião destina-se à detecção e supressão de sistemas secretos e à prova de “jamming” de vários sistemas de combate de várias funções”. Estes são “radares, canais de orientação de sistemas de mísseis superfície-ar, canais de correção de caminho de voo de meio-curso de mísseis de cruzeiro, bem como redes de troca tática de dados, como o Link 16.
FONTE: Jane’s