KC-390 foi a principal atração no Domingo Aéreo AFA 2017
Por Humberto Fernandes Oliveira (texto e fotos)
A Academia da Força Aérea promoveu neste domingo, 13 de agosto, mais uma edição do Domingo Aéreo. O evento que ocorreu em Pirassununga contou com cerca de 55 mil pessoas.
Diferente de outros anos, nesta edição do Domingo Aéreo, a entrada embora gratuita, foi controlada por ingressos, que foram disponibilizados antecipadamente via internet. Esta medida foi adotada para facilitar o acesso dos visitantes na Academia, diminuindo os enormes congestionamentos nas estradas, observados nos eventos ocorridos em 2014 e 2015.
Dentre as atrações, os visitantes puderam prestigiar a apresentação da Força Aérea do Chile, os Halcones e de outras esquadrilhas como a Céu e a Extreme. Também ocorreu apresentações solo de acrobacias e o sobrevoo do dirigível Airship.
O destaque deste ano foi a exposição estática do cargueiro da Força Aérea Brasileira, o KC 390 e a apresentação da Esquadrilha de Demonstração Aérea (EDA), conhecida por Esquadrilha da Fumaça.
Muito embora o evento seja digno de elogios pela organização, no quesito de aviação de caça, o Domingo Aéreo na AFA deixou a desejar. Apenas uma aeronave A-4 Skyhawk da Marinha do Brasil marcou presença no evento.