Jato indiano Sepecat Jaguar voa com radar AESA
Pilotos de teste da Hindustan Aeronautics Limited (HAL) voaram pela primeira vez um avião de combate Jaguar modernizado equipado com um radar AESA (active electronically scanned array).
O radar instalado é o ELM-2052 israelense, que também deverá equipar a próxima versão do caça leve Tejas. O AESA tem um longo alcance de detecção e capacidade de engajar múltiplos alvos.
O Jaguar Darin III, que a HAL está atualizando para a Força Aérea Indiana (IAF), agora terá um radar AESA de última geração e recursos aprimorados, como agilidade de freqüência de rastreamento multi-alvo, maior largura de banda de operação, modos entrelaçados de operação, maior precisão e resolução.
A HAL e a empresa israelense ELTA, cujo radar foi instalado o Jaguar, completaram as provas em fevereiro. Além do radar AESA, a aeronave também estará equipada com 28 novos sensores, entre outros.
Com todas as novas características, o Jaguar Darin III deverá servir a IAF por pelo menos mais uma década. A IAF, que tem lutado para manter a força de aviões de combate no nível desejado, ficou satisfeita com o plano de atualização inicial e a aeronave recebeu a IOC (initial operational clearance) em novembro de 2016.
“A atualização incorpora uma nova arquitetura de aviônica de última geração, incluindo o Open System Architecture Mission Computer (OSAMC), Engine and Flight Instrument System (EFIS), Fire Control Radar, Inertial Navigation System with GPS e Geodetic height correction, etc,” disse a HAL.
Ela acrescentou que o avião também incorporará o Solid State Digital Video Recording System (SSDVRS), Solid State Flight Data Recorder (SSFDR), Smart Multi-Function Display (SMD), rádio-altímetro com alcance de 20,000 pés, Autopilot com seleção de altitude e Identification of Friend or Foe (IFF).
FONTE: Times of India