A-29 Super Tucano do Afeganistão

A-29 Super Tucano

WASHINGTON – O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma venda militar estrangeira (FMS) de US$ 593 milhões para a Nigéria, incluindo 12 aviões de ataque leve Super Tucano A-29, para promover a campanha da nação contra o grupo militante Boko Haram.

A Nigéria tem buscado a permissão do governo dos EUA para comprar A-29 desde 2015; no entanto, a administração Obama colocou a venda em espera devido a preocupações com os direitos humanos no país.

Em fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou seu apoio à venda durante um telefonema com o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari. Em abril, o acordo parecia estar avançando, quando funcionários não identificados dos EUA disseram à Associated Press que o Congresso seria notificado da venda nas próximas semanas.

A Agência de Cooperação de Segurança da Defesa notificou o Congresso em 2 de agosto.

Cockpit do A-29 Super Tucano

Um funcionário do governo dos Estados Unidos, que não estava autorizado a falar oficialmente, chamou a venda da A-29 apenas de uma parte dos esforços dos Estados Unidos para combater o terrorismo e proteger civis na Nigéria e em outras áreas da África Ocidental.

“Essas aeronaves oferecem capacidades de localização de alvos aprimoradas, permitindo que a Nigéria lidere mais eficazmente a luta contra o Boko Haram e o ramo ISIS West Africa, além de potencialmente reduzir os riscos de danos colaterais a vítimas civis”, disse a fonte, usando um acrônimo para o grupo Estado islâmico.

“O treinamento incluído neste pacote abrangente ajudará a construir as habilidades e procedimentos para operar de forma eficaz e responsável a aeronave de acordo com o direito internacional dos direitos humanos e a lei do conflito armado”, acrescentou o funcionário do governo.

FONTE: Defense News

wpDiscuz