Rússia desenvolve drone de ataque
Surgiram na Internet fotos de um drone de ataque russo avançado, que estará equipado com tecnologias furtivas do caça PAK FA T-50 da quinta geração da Rússia
O site russo paralay.iboards.ru publicou uma foto de um veículo aéreo de combate não tripulado russo (UAV) pesado, que está sendo desenvolvido pela empresa Sukhoi, de acordo com o projeto Okhotnik-B. A Sukhoi é um importante fabricante de aeronaves russas, com sede em Moscou.
Com as características do novo drone de ataque ainda por divulgar, foi relatado que o UAV de 20 toneladas será equipado com tecnologias furtivas do novo jato de combate russo T-50 PAK FA de quinta geração e será capaz de voar como um jato de sexta geração.
As provas de voo do Okhotnik-B devem começar já em 2018 e, em 2020, deverá entrar em serviço com as Forças Armadas da Rússia.
A julgar pela foto de Okhotnik-B, o drone está sendo desenvolvido de acordo com o esquema de “asa voadora” que estipula um chassi de três colunas. Da mesma forma, o drone Skat foi criado pela empresa de aeronaves russas MiG na década de 1990, algo que levou especialistas a sugerir que algumas tecnologias do Skat podem ser usadas no Okhotnik-B.
De acordo com informes não confirmados, o alcance do drone pesado russo será de cerca de 6.000 quilômetros. Isso significa que o UAV pode ser equipado com o turbojato de dois circuitos AL-31F, que é usado nos caças russos da família Su-27.
Em uma entrevista à Sputnik, o especialista militar russo Denis Fedutinov, por sua vez, sugeriu que a silhueta do Okhotnik-B pode ser parecida com os drones de reconhecimento e ataque desenvolvidos por empresas europeias e americanas.
“A julgar pelos dados sobre o peso de decolagem do Okhotnik-B, é seguro assumir que suas características serão semelhantes às do drone X-47B dos EUA desenvolvido pela Northrop Grumman. Ele pode voar a altas velocidades subsônicas, operando em um raio de até 4.000 quilômetros e carregando uma carga diversificada, incluindo armas no total de até 2 toneladas “, disse Fedutinov.
Mais cedo, o vice-primeiro ministro russo, Dmitry Rogozin, disse à Sputnik que a Rússia reduziu rapidamente, e espera-se que elimine completamente, seu atraso em relação aos Estados Unidos e Israel na criação de UAVs.
“No que diz respeito aos UAVs, só devo dizer que não há motivo para falar de atraso. Ele foi rapidamente reduzido e será completamente eliminado em breve”, disse Rogozin em uma entrevista.
Ele especificou que estava falando sobre drones de combate e de reconhecimento.
FONTE: Sputnik