Reviravolta no caso dos caças búlgaros
Compra de caças pode dar lugar a modernização da frota existente
A novela do futuro caça búlgaro parece ter um novo capítulo. O Jane’s ontem que em função dos atrasos no processo de aquisição de novos caças, o Ministério da Defesa daquele país agora considera seriamente a modernização dos atuais caças.
E não é só isso. O eventual processo de modernização dos 15 MiG-29 e dos 14 Su-25 teria participação da indústria aeroespacial russa.
Numa entrevista concedida à rádio búlgara BNR, ocorrida no dia 21 de julho, o ministro da Defesa Krasimir Karakachanov revelou que se encontrou recentemente com um executivo da Russian Aircraft Corporation MiG (RSK MiG) para discutir opções para o apoio logístico dos atuais MiG-29 do país.
No último mês de abril a Bulgária informou que havia escolhido a oferta sueca em vez de uma oferta de Portugal de F-16 de segunda mão equipados com armamento norte-americano e uma oferta da Itália de caças Eurofighter Typhoon de segunda mão.
Destaca-se que lá para cá houve mudança no governo do país em maio e, mesmo que o parlamento anterior tenha aprovado um plano para adquirir oito caças novos ou usados entre 2018 e 2020, o acordo final necessitaria de nova aprovação parlamentar.