Angola negocia nova compra de caças Sukhoi Su-30K com a Rússia
A Forca Aérea Angolana deverá receber 18 aviões Su-30Ks, em vez dos 12 já encomendados ao abrigo de um contrato de 1 bilhão de dólares, noticiou a imprensa russa, que confirma a negociação para a compra adicional à Rússia, pelo Executivo angolano, de seis aparelhos de caça. A concretização do acordo permitirá ao Governo de Moscou libertar-se de todos os Su-30Ks devolvidos pela Índia em 2011.
A aquisição de 18 aviões Sukhoi Su-30Ks pelo Estado Angolano à Rússia — mais seis do que inicialmente previsto — foi noticiada pelo jornal russo Kommersant, que cita fontes militares.
Segundo a publicação, Angola e Rússia estão negociando o reforço da encomenda efetuada em 2013, para entrega de 12 caças Su-30Ks, prevista num contrato de 1 bilhão de dólares.
Os aparelhos fazem parte de uma frota de 18 aviões adquirida pela Índia entre os anos 1996 e 1998 e devolvida em 2011, nos termos do acordo celebrado com Moscou, que previa a substituição dos Su-30Ks pelos Su-30MKI, modelos mais avançados.
Com a troca, a Rússia começou a procurar compradores para os 18 Su-30Ks devolvidos — que têm sido revisados e modernizados em Baranovichi, na Bielorrússia — tendo estabelecido contatos, além de Angola, com a Bielorrúsia, Sudão e Vietnam.
Chegou a ser noticiado anteriormente que Angola ficaria com os 18 aparelhos, mas o negócio fechou-se numa dúzia, número que agora, diz o jornal russo Kommersant, está sendo renegociado.
Até à data nenhum dos 12 aparelhos comprados em 2013 chegou a Angola, prevendo-se que comecem a ser entregues ainda em 2017.
FONTE: www.angola24horas.com