Após retornar da Tailândia o KC-390 da Embraer (matrícula PT-ZNJ) seguiu para a Argélia (norte da África), onde pousou no dia 17 de julho (segunda-feira) pela manhã, vindo de Sharm el-Sheikh (Egito).

Segundo os dados apresentados pelo site flightradar, a aeronave executou um voo neste mesmo dia 17 nas proximidades da Base Aérea de Boufarik (cerca de 30 km a sudoeste da capital Argel) da Força Aérea Argelina. Embora os dados do flighradar não sejam muito precisos sobre este voo, tudo indica que deva ter sido um voo de demonstração para militares locais.

A Base Aérea de Boufarik hospeda a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Argelina. Lá estão baseados o 2º Grupo de Transporte Tático e Logístico e o 7º Grupo de Transporte Tático e Reabastecimento em Voo. O primeiro possui quatro esquadrões, sendo três equipados com C-130H/L-100-30 e um com C-295. Já o outro grupo possui um esquadrão de jatos Ilyushin Il-76 e outro de Il-78 (versão mais atualizada do Il-76 e com maior capacidade de reabastecimento aéreo).

Detalhe da Base Aérea argelina de Boufarik. Observar os C-130 e os Il-76/78 estacionados. No alto à esquerda aparece um C-130 mais comprido e de pintura branca. Trata-se, muito provavelmente, de um L-100-30.

A passagem do KC-390 pela Argélia foi a última demonstração da aeronave em sua turnê mundial. Na manhã do dia 18 de julho a tripulação deu início ao seu retorno para o Brasil, passando por Cabo Verde (costa oeste da África) antes de pousar em Recife no cair da noite do mesmo dia.

No dia 19 o KC-390 pousou em São José dos Campos, seguindo para Gavião Peixoto ainda no mesmo dia. Terminava assim a mais longa turnê mundial de uma aeronave da Embraer,cuja história começou no início de junho.

 

 

wpDiscuz