KF-X

Concepção do KF-X

A Coreia do Sul completará o projeto de seu próprio avião de combate avançado no primeiro semestre do próximo ano, juntamente com o desenvolvimento de um sistema de radar AESA para o projeto KF-X, informou na semana passada a agência de compras de armas do país.

A Coreia do Sul apresentou um plano na década de 2000 para substituir a frota de jatos F-4 e F-5 da Força Aérea e lançou formalmente o programa KF-X de 8,8 trilhões de wons (US$ 7,7 bilhões) no início de 2016. A Indonésia é um parceiro no programa, compartilhando 20% do custo total.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa visa completar o desenvolvimento da aeronave em 2026, com dois anos de operações de teste a seguir. Ela planeja produzir cerca de 120 caças KF-X.

“Estamos trabalhando no design da forma. Estará pronto em junho de 2018”, disse um funcionário da DAPA. “Será  o desenho final. Há poucas chances de mudança”.

A Coreia do Sul também está se concentrando no desenvolvimento de um radar AESA autóctone, um elemento central para o avião de combate stealth de geração 4.5. AESA significa radar de varredura eletrônica ativa.

Pesquisadores da Hanwha Systems verificam o primeiro protótipo de um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) para o caça KF-X no centro de pesquisa da empresa em Yongin, província de Gyeonggi. (Foto DAPA)

Em 2016, a estatal Agência de Desenvolvimento de Defesa (ADD), assinou um contrato com a Hanwha Thales, uma empresa de defesa local mais tarde renomeada Hanwha Systems, para a fabricação do radar. A ADD tem um acordo separado para assistência técnica da Elta Systems de Israel para testar um protótipo.

A Hanwha informou que produziu o primeiro protótipo do radar destinado a demonstrar se é capaz de prosseguir com o desenvolvimento de um sistema adequado para os novos caças KF-X.

A Coreia do Sul também está buscando comprar sistemas de armas importantes para a aeronave KF-X, especialmente para o combate aéreo, dos Estados Unidos ou da Europa.

Os EUA, no entanto, relutam em fornecer informações sobre algumas armas de alto perfil, disseram autoridades.

FONTE: The Korea Herald

wpDiscuz