MAKS 2017: Irã apresenta o Kosar, jato de treinamento e ataque leve
O Irã planeja lançar um novo jato de treinamento e ataque leve chamado Kosar dentro de 2 anos e meio, funcionários da indústria disseram ao site FlightGlobal em 18 de julho, no show aéreo MAKS perto de Moscou.
Após um lançamento público no mês passado, a Iran Aviation Industries Organization (IAIO) exibiu pela primeira vez um modelo em escala do jato Kosar bimotor de dois assentos para uma audiência internacional, nos salões de exibição da MAKS.
O protótipo do Kosar ainda está envolvido em um período de testes no solo de meio ano antes de entrar em um programa de teste de voo de cinco anos, diz Sarvar Mohammad, gerente da IAIO. O Irã lançou o programa Kosar com uma encomenda de 50 aeronaves, acrescenta.
Com uma envergadura de 11 m (36 ft) e um perfil familiar de nariz, o Kosar parece seguir a tradição da experiência de remanufatura do Irã com o Northrop F-5, um design de caça de 50 anos que o Irã consegue manter em serviço com uma série de atualizações autóctones.
O Irã impulsionará o Kosar com dois motores “J90”, que são uma adaptação doméstica dos turborreatores General Electric J85 do F-5 original, diz Mohammad.
Em outros aspectos, no entanto, o Kosar é uma aeronave diferente. Está listado em folhetos promocionais com um peso máximo de descolagem de 6.180 kg (13.620 lb), com cerca de metade do tamanho de um F-5. O empenagem também representa um afastamento do design da Northrop, com uma disposição cruciforme com o estabilizador horizontal colocado no topo da extremidade traseira da fuselagem.