Índia negocia compra de jatos Jaguar da França
O Defensenews informou que a Índia iniciou negociações com a França para a compra de 31 caças Jaguar desativados, que anteriormente foram utilizados pela Força Aérea Francesa.
O governo francês fez a oferta de venda dos aviões há cerca de seis meses, e a Índia está buscando ativamente a oportunidade, de acordo com um alto funcionário indiano do Ministério da Defesa.
A oferta será discutida ativamente durante a visita oficial à França, de 17 a 20 de julho, do chefe da Força Aérea da Índia, o Marechal do ar Birender Singh Dhanoa, observou o oficial do Ministério da Defesa.
O funcionário do governo se recusou a comentar sobre o preço oferecido pela França para os caças Jaguar, mas afirmou que a Índia está ativamente considerando a aquisição deles após uma adequada revisão.
Durante sua visita, Dhanoa inspecionará a produção de licenças do Rafale para a Índia nas instalações de fabricação da Dassault Aviation e fará uma saída em uma aeronave Rafale.
Enquanto isso, a empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited está realizando o processo de modernização dos aviões Jaguar DARIN III bipostos. Até agora, três protótipos atualizados do Jaguar DARIN III foram desenvolvidos e cerca de 60 aeronaves Jaguar serão modernizadas em três anos, o que dará vida operacional à aeronave por mais 20 anos.
A HAL fabricou 120 aeronaves de ataque de penetração profunda Jaguar sob transferência de tecnologia da BAE Systems do Reino Unido.
Cerca de uma década atrás, a Índia estava negociando a compra de 12 aviões Mirage 2000-5 usados do Qatar e 40 variantes Mirage 2000, incluindo o Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos, mas as negociações falharam com relação ao preço.