F-35: Reino Unido enfrenta ‘centenas de milhões em custos ocultos’

49
F-35B do Reino Unido

O Ministério da Defesa enfrenta centenas de milhões de libras em “custos ocultos” para o avião de combate de nova geração da RAF que será incapaz de voar adequadamente devido a cortes de defesa, segundo reportagem do The Times.

O jornal disse que realizou uma investigação que identificou um catálogo de problemas com o F-35B Lightning II Joint Strike Fighter fabricado nos EUA.

O fabricante Lockheed Martin disse que a aeronave custará ao Reino Unido entre £ 77 milhões e £ 100 milhões cada.

No entanto, o The Times disse que o custo real dos jatos entregues este ano será mais de £ 150 milhões cada um para cobrir “extras”, como atualizações de software e peças sobressalentes.

Entre os problemas que o jornal disse ter identificado estão:

  • Uma incapacidade do furtivo F-35 de transmitir dados para navios britânicos e aeronaves mais antigas sem revelar sua posição;
  • O sistema de software da aeronave é vulnerável ao ataque cibernético e não pode ser testado de forma independente pelo Reino Unido;
  • A banda larga fraca no principal porta-aviões da Royal Navy está dificultando as habilidades de comunicação com o jato;
  • O departamento responsável pelas redes informáticas essenciais para a operação da aeronave precisa encontrar recursos de £ 400 milhões este ano.

O Ministério da Defesa (MoD) disse que todas as questões levantadas foram relatadas no passado e estavam sob “gestão ativa” pelo Joint Strike Fighter Joint Program Office e o MoD.

wpDiscuz