Israel prepara-se para uma campanha aérea sem precedentes

78

O Departamento de Planejamento e Organização da Força Aérea de Israel (IAF) atualmente está implementando um plano destinado a garantir que Israel possa sustentar uma campanha de ataques sem precedentes se outro conflito em grande escala vier a acontecer, disse uma fonte da IAF ao Jane’s.

O departamento supervisiona o planejamento da IAF em relação ao processo de construção da força, armamento, capacidades C4I e defesas aéreas.

A fonte disse que o plano atual para 2020 é garantir que a IAF possa direcionar “ondas de fogo maciço e pesado” em qualquer inimigo potencial e alcançar uma cadência de ataque que “ultrapassa o que se vê na história militar israelense — e até mesmo a história militar mundial — em relação ao número de aeronaves”.

“Acreditamos que o desenvolvimento desta ferramenta, de atingir muitos alvos, pode influenciar a próxima guerra. É uma ferramenta que colocamos nas mãos dos tomadores de decisão”, afirmou.

Desenvolver e manter um grande banco de dados de alvos é uma parte importante desse esforço. A IAF é responsável principalmente pela identificação de alvos, com a Direção de Inteligência Militar monitorando-as para garantir que ainda sejam relevantes.

A sede da IAF pode usar este banco de dados para planejar uma campanha aérea e enviar atribuições para os esquadrões. “Este é um evento complexo e o HQ foi projetado para isso”, afirmou a fonte.

A IAF está melhorando sua capacidade de atingir alvos identificados durante a luta, aumentando a integração entre ramos, inclusive ligando sua rede tática de comando e controle àqueles utilizados pelas forças terrestres e inteligência militar.

“Estamos ligados aos sistemas de comando e controle Torch dos outros. Podemos ver as imagens táticas das unidades terrestres em nossa aeronave. Isso ajuda a diminuir o tempo necessário para atacar”, afirmou a fonte.

wpDiscuz