EA-18G Growler da RAAF

A Ministra da Defesa da Austrália, senadora Marise Payne, juntamente com o vice-marechal do ar Steven Roberton, Air Commander da Austrália saudaram o recebimento completo da frota de aeronaves de ataque eletrônico EA-18G Growler na Base Amberley da Royal Australian Air Force (RAAF)

Desde que os dois primeiros Growlers chegaram à Austrália em fevereiro de 2017, a frota cresceu até o total de 12 aeronaves.

A ministra Payne disse que a chegada dos Growler fornece uma capacidade nova potente e tecnologicamente avançada para a Força de Defesa Australiana (ADF).

“Nós somos o único país fora dos Estados Unidos que opera o EA-18G Growler e a chegada completa da frota representa um salto significativo na capacidade conjunta de guerra eletrônica”, disse a ministro Payne.

“Esta é uma conquista incrível para a ADF. Essas aeronaves são capazes de suportar todo o espectro de missões da Defesa, incluindo operações com parceiros da coalizão.

“O EA-18G Growlers trabalharão com o Exército e a Marinha para entregar uma força conjunta em rede capaz de manobrar e lutar no espectro eletromagnético.

“A chegada afirma o compromisso do governo de manter a nossa capacidade e se preparar para os conflitos mais complexos e de alta tecnologia do futuro”.

O Chefe da Força Aérea, Marechal do Ar Leo Davies, disse que estava extremamente orgulhoso de todo o pessoal que trabalhou nesse projeto, tanto na Austrália como no exterior.

“A entrega desta capacidade mostra o que nossos membros da Força de Defesa são capazes de operar ao lado de nossos homólogos dos EUA”, disse o Marechal Air Davies.

“A Marinha dos EUA tem sido muito generosa no treinamento de nossas equipes de tripulação e manutenção, e consolidamos nossa reputação como parceiros de coalizão credíveis.

“Os Growlers australianos já realizaram disparos de armas bem sucedidos e voos de integração com F/A-18F Super Hornets da RAAF e EA-18G Growlers da US Navy  como parte do Teste Operacional e Avaliação. Também tivemos a graduação do primeiro curso de transição operacional.

“Através da nossa parceria com a Marinha dos EUA, já estamos planejando manter o Growler na vanguarda da capacidade de ataque eletrônico ao longo da vida da aeronave.

“Gostaria de reconhecer o compromisso da Base Amberley da RAAF, do Estate & Industry Group e das famílias do 6º Esquadrão que geraram a casa desta nova e excitante aeronave”.

O Growler é baseado na estrutura do F/A-18F Super Hornet e é equipado com aviônica adicional, receptores de radiofrequência aprimorados, um conjunto de comunicações melhorado e pods de interferência de radiofreqüência que permitem bloquear sistemas inimigos. Ele proporcionará uma capacidade complementar ao F/A-18F Super Hornet e ao avião F-35A Lightning II.

FONTE/FOTOS: Australian Department of Defence

wpDiscuz