Hoje o KC-390 da Embraer, em sua turnê pela Arábia Saudita, partiu da Base Aérea de Prince Sultan (próximo da localidade de Al Kharj) e seguiu para a capital da Arábia Saudita, Riad, como mostra a tela do flightradar acima.

Embora a distância entre as duas cidades seja de apenas 115 km (em linha reta), a aeronave fez um trajeto muito mais longo (por questões de tráfego aéreo ou para demonstrar a aeronave).

O pouso ocorreu na Base Aérea de Riad/Rei Khaled, antigo aeroporto internacional  de Riad. Atualmente a base sedia a 1º Ala Aérea com pelo menos seis esquadrões.  Destes, três estão dedicados às funções de instrução e treinamento primário, dois operaram aeronaves de transporte VIP e um está totalmente dedicado ao serviço aeromédico.

Tanto o 1º Esquadrão (transporte VIP) como o 33º Esquadrão (serviço aeromédico saudita) operam versões do C-130. O primeiro possui em seu inventário o modelo VC-130H e o segundo o modelo C-130H para evacuação aeromédica.

Desta maneira, o KC-390 e a equipe da Embraer que está abordo da aeronave percorreram todas as três bases sauditas que operam aeronaves Hercules em suas diferentes variantes.

Para ler os posts das outras duas bases sauditas que operam o C-130 clique aqui e aqui.

 

wpDiscuz