FAdeA apresenta primeiro IA-63 Pampa III para a Força Aérea Argentina
A Fábrica Argentina de Aviones SA (FAdeA), em 29 de junho, apresentou o primeiro IA-63 Pampa III destinado à Força Aérea da Argentina.
Este é o primeiro de uma pequena encomenda inicial para três aeronaves e deve ser seguido por um segundo lote maior que está sendo negociado.
Os primeiros testes terrestres da aeronave foram realizados no mesmo dia e o primeiro voo é esperado para breve, com a entrega prevista para o final do ano.
A FAdeA também está negociando uma possível venda do Pampa III para a Força Aérea Paraguaia, com a esperança de aumentar a produção da modelo.
O Pampa III é uma versão atualizada da Pampa II e adiciona um glass cockpit completo com três monitores multifuncionais, em vez de um, e substitui os instrumentos analógicos do seu antecessor.
Parceria com a Leonardo
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, se reuniu em 8 de maio com seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, para assinar vários acordos bilaterais no valor de mais de US$ 100 milhões.
Em uma das ofertas incluídas a Leonardo vai investir mais de US$ 20 milhões na Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) para desenvolver a infra-estrutura e o know-how para começar a fabricar peças de aeronaves (para os mercados civis e militares) na fábrica argentina. Este acordo decorre de um memorando de entendimento anterior assinado na Itália em setembro do ano passado.
A FAdeA fabrica atualmente o IA-63 Pampa III, constrói sob licença o Piper PA-25 e fornece manutenção à Força Aérea e à Aviação Naval argentinas.
FONTE: Jane’s