OA-X: painel do Senado dos EUA aprova US$ 1,2 bilhões para aquisição
O Defensenews noticiou que o Comitê de Serviços Armados do Senado (SASC) dos EUA já autorizou US$ 1,2 bilhão para começar a comprar novos aviões. Se a Força Aérea dos Estados Unidos determinar que precisa de uma aeronave de ataque leve OA-X neste verão, ela já tem algum apoio.
A Força Aérea dos Estados Unidos diz que vai tomar uma decisão somente depois de voar os aviões A-29 da Embraer e AT-6 Texan II e Scorpion da Textron em agosto, na Holloman Air Force Base, no Novo México.
O senador republicano do Arizona, John McCain, que preside a SASC, foi um dos primeiros apoiadores do OA-X. Em um artigo publicado em janeiro deste ano, McCain pediu a compra de 300 aeronaves de ataque leve de baixo custo e de prateleira. Duzentos desses aviões devem ser adquiridos no ano fiscal de 2022 para atender às demandas operacionais atuais, disse ele.
“A Força Aérea deve abraçar um ‘high/low mix’ de aviões de combate. Não é necessária uma tecnologia de quinta geração muito cara em todos os cenários”, escreveu McCain. “Essas aeronaves podem realizar operações de contra-terrorismo, realizar apoio aéreo aproximado e outras missões em ambientes permissivos, e ajudar a treinar pilotos para mitigar o déficit de pilotos da Força Aérea”.
COLABOROU: Almir Ricardo