Real Força Aérea de Omã recebe os primeiros Eurofighter Typhoon

22

PARIS — A Royal Omani Air Force recebeu seus primeiros quatro Eurofighter Typhoons, que foram entregues na quarta-feira depois de sair da fábrica da BAE Systems em Warton, Reino Unido.

A entrega, que ainda não foi anunciada pela BAE Systems, continuará a uma cadência reduzida, uma vez que a empresa tenta manter a linha do Typhoon aberta o tempo que for possível, enquanto aguarda a tão saudada, mas cada vez mais improvável, encomenda saudita (Al Salaam II) para 48 Typhoon adicionais.

Fontes dizem que quatro entregas adicionais para Omã estão planejadas até o final do ano: o terceiro e último bipostos e os três primeiros monopostos, que já fizeram seu primeiro voo durante o primeiro semestre deste ano.

De maneira discreta, a BAE também entregou os últimos dois Typhoon da encomenda original saudita em 6 de junho. A Arábia Saudita recebeu agora o seu complemento total de 72 Typhoon, que foram encomendados em 2007 sob o contrato “Al-Salaam”.

A carteira de produção de Typhoon da BAE foi reduzida para oito para a Royal Air Force de Omã (quatro já foram construídos, das quais dois foram entregues nesta semana) e 18 mais — todos Tranche 3A monopostos — para a Royal Air Force do Reino Unido.

Sem novas encomendas, a linha de montagem encerrará em 2019, embora alguma produção de componentes continue por mais dois anos para os 28 Typhoon do Kuwait que aquele país encomendou da Finmeccanica italiana, agora conhecida como Leonardo.

FONTE: Defense-Aerospace.com

wpDiscuz