Caças F-35B do USMC impedidos de voar após atualização de software

16

F-35Bs, assigned to the 3rd Marine Aircraft Wing, Marine Corps Air Station Yuma, Az., sit on the flightline during Red Flag 16-3 at Nellis Air Force Base, Nev., July 12, 2016. This Red Flag marks the first time Marine F-35s will be participating in Red Flag. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Kevin Tanenbaum)

F-35B

“O major-general Mark Wise, comandante da 3rd Marine Aircraft Wing, tomou a decisão de suspender temporariamente as operações de voo do Esquadrão VMFA-211 por causa de correções pendentes na atualização recente do software ALIS na versão 2.0.2 que apresentou algumas anomalias.

O ALIS é abreviação do Autonomic Logistic Information System Standard que é o backbone de Tecnologia da Informação do F-35. O ALIS é um sistema de apoio à missão “off-board” que gerencia operações, treinamento, manutenção e cadeia de suprimentos.

Não há nada de errado com o desempenho ou a segurança da própria aeronave, mas é imperativo garantir que o sistema ALIS terrestre esteja funcionando corretamente antes que as operações de voo continuem.

O Joint Program Office e a Lockheed Martin enviaram engenheiros de sistemas para ajudar a resolver esses problemas associados à atualização do software ALIS.

As anomalias específicas estão relacionadas aos códigos de manutenção que não estão refletindo corretamente no sistema e só afetam o Esquadrão VMFA-211 em Yuma, Arizona e nenhuma outra unidade de F-35.

O F-35B é uma aeronave altamente capaz com um excelente registro de teste e de segurança do desenvolvimento”.

FONTE: 3d Marine Aircraft Wing

wpDiscuz