Caça JF-17 do Paquistão abate drone espião do Irã
QUETTA – Um drone de espionagem iraniano foi derrubado por um caça JF-17 sobre Panjgur, Balochistan, cerca de 45 km no território do Paquistão, nesta terça-feira.
O incidente é o primeiro de seu tipo na história de dois vizinhos islâmicos, que compartilham uma fronteira porosa de 900 quilômetros de comprimento.
Wajahat Khan, jornalista multimídia e especialista em segurança nacional, confirmou a notícia, tweetando: “Confirmado: um drone espião iraniano derrubado pelo JF-17 da PAF sobre o Panjgur, o Balochistan a 45km no território do Paquistão. Sem precedente. Nova abertura de frente?”
O abate do drone foi relatado em meio a uma reunião de bandeira de emergência entre autoridades paquistanesas e iranianas após o disparo não provocado de vários projéteis de artilharia no território paquistanês durante o fim de semana.
No domingo, as forças de segurança da fronteira iraniana dispararam vários projéteis de artilharia perto de Prom, uma área de Panjgur. Nenhuma baixa foi relatada.
Em 27 de maio, um projétil de morteiro lançado do lado iraniano no distrito de Panjgur do Balochistan havia matado uma pessoa.
Em 21 de maio, pelo menos cinco projéteis de artilharia foram disparados em Taftan, no Baluchistão, da fronteira iraniana.
Drone iraniano derrubado na Síria
Enquanto isso, na terça-feira, a CNN informou que um avião F-15 dos EUA havia derrubado um drone iraniano armado na Síria na segunda-feira.
As tensões na fronteira Paquistão-Irã
O Paquistão acusou as forças iranianas de violarem a sua integridade territorial e apresentou protestos contra o Irã nesse sentido várias vezes nos últimos anos.
Os dois países, em 2014, decidiram aumentar a coordenação da inteligência para eliminar os terroristas da região fronteiriça.
O Paquistão, como parte de seus esforços de combate ao terrorismo, recentemente intensificou a gestão da fronteira na tentativa de verificar melhor os movimentos transfronteiriços de suspeitos de terrorismo.
O trabalho de Rs20 milhões do portão do Paquistão em Taftan ao longo da fronteira Paquistão-Irã foi concluído em 2016. Este ponto de passagem da fronteira é a rota comercial mais antiga para o Irã e a Europa e milhares de estrangeiros e moradores que viajam para a Europa e o Irã por estrada, usam este ano ponto de cruzamento.
FONTE: dailypakistan.com.pk