Caça F/A-18E Super Hornet abate Sukhoi Su-22 sírio
Um caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos EUA (US Navy) abateu um caça Sukhoi Su-22 sírio no domingo, depois que o caça-bombardeiro da era soviética lançou munições perto de combatentes das Forças Democráticas Sírias apoiadas pelos EUA, confirmaram autoridades do Comando Central dos Estados Unidos.
Acredita-se que o abate seja a primeira vitória ar-ar dos militares dos EUA envolvendo aeronaves tripuladas em anos. A última vitória aérea conhecida ocorreu quando um F-16 Fighting Falcon da Força Aérea dos Estados Unidos abateu um MiG-29 sérvio em 1999, durante a campanha do Kosovo.
“Um Su-22 do regime sírio lançou bombas perto de combatentes das SDF ao sul de Tabqah e, de acordo com as regras de engajamento e na autodefesa coletiva das forças parceiras da Coalizão, foi imediatamente abatido por um F/A-18E Super Hornet dos EUA”, disse o comando em um comunicado.
O ataque ocorre depois que as forças pró-sírias atacaram combatentes das SDF em Ja’Din, ferindo vários deles, disseram autoridades. A cidade fica ao sul de Tabqah em uma área conhecida onde os EUA trabalham com a Rússia para evitar conflitos no espaço aéreo.
FONTE: www.military.com