Israel conclui aquisição de caças F-35
O Ministério da Defesa de Israel enviou recentemente uma carta ao Departamento de Defesa dos EUA para concluir a compra de 17 aviões F-35, informou o Walla News de Israel. Cada avião custa aproximadamente US$ 100 milhões.
A aquisição foi anunciada pela primeira vez em novembro de 2016 e traz o número total de F-35 comprados por Israel para 50 unidades.
Israel é o único país no Oriente Médio a ter o jato, que não foi incluído no recente acordo de armas assinado entre os EUA e a Arábia Saudita. O avião tem um alcance de 1.300 milhas e pode transportar até 8.200 kg de armas.
A versão israelense do F-35, o “Adir”, teve seu primeiro voo de teste nas instalações da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, em julho de 2016. Cinco dos aviões estão atualmente em operação na base aérea Nevatim no sul de Israel, com mais dois chegando em agosto, mais dois em setembro e nove aviões adicionais em 2018.
Israel também deverá receber um avião de testes para experimentar novas tecnologias.
O F-35, fabricado pela Lockheed Martin, é o mais caro da história. Os proponentes mencionam a tecnologia de discrição de radar, velocidades supersônicas, capacidades de apoio aéreo, agilidade no ar e uma enorme variedade de sensores que dão aos pilotos acesso sem paralelo às informações.
FONTE: i24NEWS