Força Aérea da Índia realizará testes com F-16 e Gripen
A IAF está preparada para realizar ensaios limitados de dois caças estrangeiros, a fim de selecionar um parceiro para produção de 120 aviões no Projeto Make in India
Por Ajit Kumar Dubey
A Força Aérea da Índia realizará ensaios limitados com o avião americano F-16 e Saab Gripen sueco para selecionar o parceiro estrangeiro para construir 120 aviões de combate no âmbito do projeto Make in India.
O valor total do negócio é estimado em cerca de US$ 20 bilhões (Rs 1,3 lakh crore).
As fontes da IAF disseram que os dois aviões sofreram ensaios extensivos há sete anos, quando a IAF estava avaliando aeronaves para comprar 126 aeronaves de combate de média capacidade (M-MRCA).
“Nós escolhemos os dois aviões com base na avaliação realizada por nós sete anos atrás. Para o projeto Make in India, agora vamos realizar ensaios somente das capacidades que essas aeronaves não tinham naqueles dias”, disse um oficial da IAF ao Mail Today.
Fontes disseram que durante os testes do M-MRCA, o F-16 não foi selecionado, pois descobriu-se que não havia potencial para o desenvolvimento da aeronave, enquanto o Saab Gripen não possuía um radar avançado chamado AESA (Active Electronic Scanned Array), que era requisito obrigatório naquele projeto.
Testando novas capacidades
As fontes da IAF disseram que ambas as empresas informaram a força aérea de que os aviões seriam totalmente compatíveis com os requisitos agora, já que a empresa americana apresentou uma versão mais recente do F-16 conhecida como Block 70, enquanto a empresa sueca também adquiriu o avançado radar AESA.
“Para testar as novas capacidades, haveria um teste limitado e esperamos selecionar e finalizar o parceiro estrangeiro no próximo ano”, disseram fontes da IAF.
Os 120 aviões de combate de um único motor seriam usados pela IAF para substituir sua frota envelhecida de aviões da série MiG russa, incluindo os MiG-21 e os MiG-27 que formam a espinha dorsal da frota indiana de aviões de combate.
Substituição dos MiGs
Quase todas as variantes dos MiG-21 e MiG-27 se retirariam até o ano de 2025 e a IAF espera que suas substituições estejam prontas para entrada em serviço sob a forma de aeronaves de combate leves autóctones (LCA) e os 120 aviões de combate ‘Made in India’.
A IAF tem planos de introduzir cerca de 123 aviões de combate LCA (Tejas), já que o governo da NDA (Aliança Democrática Nacional) recentemente deu autorização para um projeto Rs 50.000 crore para incorporar 83 aviões e aumentar a cadência de produção desses aviões na estatal HAL em Bangalore.
Enquanto isso, a Marinha está testando o americano F-18 e o francês Rafale para a aquisição de 57 aviões bimotores para o seu próximo porta-aviões autóctone (IAC).
Questionadas sobre a necessidade de adquirir aviões de combate binomotres na categoria do Rafale – 36 dos quais foram contratados para a IAF –, as fontes disseram que a Índia teria uma competição separada para essas aeronaves, mas somente depois que a competição de aeronaves de combate monomotor for concluída.
A IAF tem 33 esquadrões de aviões de combate no seu inventário, que incluem principalmente aviões monomotores como o MiG 21 e MiG-27, juntamente com Su-30MKI, MiG-29 e Jaguar.
FONTE: indiatoday / COLABOROU: Julio Ribeiro