IAI Nesher

A impressionante carga de bombas do Mirage 5

O Mirage III, apesar de uma excelente plataforma, tinha uma série de falhas em seu sistema de motor e radar. Além disso, no céu claro sobre o Oriente Médio, não havia utilidade para todo o pacote de aviônica fornecido pelo fabricante francês. Após contatos com Israel, a Dassault concordou em desenvolver uma nova aeronave, com base no Mirage III, mas seguindo as diretrizes e os requisitos israelenses. Esta aeronave não tinha radar, mas, mas continha mais combustível e mais armamento do que o antecessor. O primeiro voo do Mirage 5 ocorreu em 19 de maio de 1967 e Israel encomendou 50 aeronaves do tipo.

No final da década de 1960, os estreitos laços entre a França e Israel começaram a esfriar, primeiro com o embargo de armas francês durante a Guerra dos Seis Dias (os árabes foram armados pelos soviéticos, então o embargo prejudicou principalmente Israel) e, finalmente, após o ataque israelense de comandos no aeroporto de Beirute em dezembro de 1968 (em seguida a um ataque de terroristas palestinos em uma aeronave da El Al). A França se recusou a entregar as 50 aeronaves já encomendadas por Israel e ao invés disso as incorporou em sua própria força aérea.

Mirage 5F do Armée de l’Air, Mirage 5J que foi embargado a Israel e incorporado ao servíço francês

A necessidade em Israel de substituir mais de 60 aeronaves perdidas durante a Guerra dos Seis Dias e na Guerra de Atrito em curso, levou Israel a adquirir os planos do Mirage 5 de forma privada e garantir os planos do motor através de espionagem.

Sob o nome de código “Nesher” (Vulture), a Israel Aircraft Industries (IAI) iniciou a construção secreta do novo caça em suas instalações do aeroporto de Ben Gurion. Em 21 de março de 1971, a primeira aeronave levantou voo e os suprimentos para a IAF começaram em maio do mesmo ano. No início, foi expressada uma decepção com as características ar-ar do avião, mas esta foi gradualmente silenciada e, finalmente, desapareceu após o excelente desempenho da aeronave durante a guerra do Yom-Kippur de 1973.

No total, 51 monopostos Nesher A e mais 10 bipostos B foram fabricados antes da produção ser terminada em 1974. O tipo equipou 4 esquadrões de combate — “First Fighter”, “First Jet”, “Hornet” e “Guardians of the Arava”.

A primeira vitória aérea de um Nesher ocorreu no dia 8 de janeiro de 1973, quando 4 Neshers do esquadrão do “First Fighter” escoltaram F-4 Phantoms na Síria para atacar uma base terrorista. Em um engajamento com MiG-21 sírios, 6 MiGs foram abatidos, dois pelos Neshers.

O Nesher teve grande sucesso na Guerra do Yom Kippur com dezenas de aviões egípcios, sírios e líbios derrubados, com o esquadrão “First Fighter” sozinho marcando 59 vitórias com perda de apenas 4 aviões.

Os triângulos amarelos pintados nas asas e cauda dos Mirage e Neshers israelenses serviam para diferenciá-los dos Mirage 5 líbios

Quando caças Mirage 5 líbios entraram na luta, todos os Mirage israelenses e Neshers foram marcados com grandes triângulos amarelos delimitados por uma grossa moldura preta nas asas e na cauda para evitar identificação equivocada. Pelo menos dois Mirage 5 líbios foram abatidos por Neshers, assim como um Phantom israelense foi derrubado por engano, o navegador e o piloto, um ex-comandante de esquadrão de Nesher, ejetando em segurança. No final da guerra, o Nesher número 510 derrubou 13 aeronaves inimigas, enquanto o número 561 derrubou 12.

Entre 1978 e 1981, o Nesher foi retirado do serviço, substituído pelo próximo caça de construção local de Israel, o Kfir. Exportados como “Dagger”, 35 exemplares monopostos foram vendidos para a Argentina, juntamente com 4 bipostos. Estes participaram da Guerra das Malvinas de 1982, atacando a força-tarefa britânica enviada para recuperar as ilhas, enfrentando os jatos Sea Harrier durante o desembarque em na baía de San Carlos.

 Especificação Israel Aircraft Industries Nesher
 Tipo Caça de ataque ao solo multifunção
 Propulsão Um turbojato SNECMA Atar 9C com pós-combustão
 Desempenho Velocidade máxima: Mach 2.1 a 39.370 pés; taxa de subida: 10.000 pés por minuto; teto de serviço: 55.775 pés; alcance: 1.300km
 Pesos Vazio: 6.600 kg; máximo de decolagem: 13.500 kg
 Dimensões Comprimento: 15,55m; envergadura: 8,22m; altura: 4,25m
 Armamento 2 canhões DEFA 30 mm e até 4.200 kg de armamentos  transportados sob a fuselagem e 6 pontos duros nas asas

 

FONTE: IAF Inventory

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