Concepção do KF-X

A Coreia do Sul buscou assistência israelense para testar seu radar AESA desenvolvido para o caça furtivo KF-X.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) informou que assinou um acordo com a israelense ELTA Systems Ltd para testes aéreos do radar. A notícia vem em meio a notícias de cancelamento do desenvolvimento do radar autóctone pela Agência Sul-Coreana para o Desenvolvimento de Defesa (ADD).

De acordo com o contrato, a ELTA só fornecerá suporte tecnológico para testes operacionais do radar e não ajudará no seu desenvolvimento.

A Coreia do Sul voltou-se para o desenvolvimento autóctone do radar Active Scanned Electronic Array (AESA) depois de os EUA se recusarem a compartilhar sua tecnologia.

A Korean Aerospace Industries (KAI) está desenvolvendo o KF-X Stealth Fighter com capacidades avançadas como stealth, supercruise e fusão de sensores. A Indonésia é também um parceiro no programa assumindo 20 por cento de custo de desenvolvimento e trabalho de desenvolvimento.

O primeiro protótipo do KF-X deverá realizar o primeiro voo em 2022 e o desenvolvimento está planejado para ser concluído até 2026.

A Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) pretende adquirir até 120 caças KF-X para substituir os velhos F-4 e F-5 até 2032.

Maquete do KF-X
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