Boeing completa atualização dos E-3A AWACS da Arábia Saudita
A Boeing completou uma série de atualizações na frota de aviões E-3A Airborne Warning and Control System (AWACS) da Royal Saudi Air Force.
Entre os aprimoramentos para melhorar as capacidades de radar e reduzir o tempo de reparo para a frota de vigilância aérea estão os sistemas que aumentam a sensibilidade do radar do equipamento original e expandem o alcance para rastreamento de alvos.
As atualizações, chamadas de Radar System Improvement Program (RSIP), compreendem um novo computador de radar, um painel de manutenção de controle de radar e software e hardware elétrico e mecânico.
“A principal missão do AWACS é fornecer um conhecimento da situação em tempo real e nossas equipes permaneceram fiéis a essa missão”, disse Keith Burns, gerente de programas de AWACS Sauditas da Boeing. É a atualização mais significativa para o radar do AWACS desde que foi desenvolvido na década de 1970.”
Engenheiros e técnicos da Boeing realizaram a instalação e checkout da primeira aeronave atualizada no Boeing Field em Seattle. As aeronaves restantes foram modificadas na Alsalam Aerospace Industries em Riyadh, na Arábia Saudita, com o apoio de engenheiros da Boeing, técnicos e uma equipe de testes e avaliação.
O kit RSIP é construído pela Northrop Grumman Electronic Systems e foi instalado em frotas AWACS dos Estados Unidos, Reino Unido, França e OTAN.
A Boeing entregou cinco aeronaves AWACS baseadas na plataforma Boeing 707 para a Arábia Saudita, entre junho de 1986 e setembro de 1987.