Primeiro voo do MS-21-300
Em 28 de maio de 2017, ocorreu o primeiro voo do novo avião de passageiros MS-21-300 no aeroporto da Irkutsk Aviation Plant, uma subsidiária da PJSC Irkut Corporation (como parte da UAC).
A duração do voo foi de 30 minutos, passou a uma altitude de 1.000 metros e velocidade de 300 km/h.
O plano de voo incluiu a verificação da estabilidade e controle da aeronave, bem como a capacidade de controle dos motores. De acordo com o programa, no curso do voo foi realizada uma simulação de aproximação, seguido por uma passagem sobre a pista, subindo e girando. Esta técnica é típica para o primeiro voo de novos tipos de aeronaves.
O avião teve como tripulação os pilotos de testes Oleg Kononenko e Roman Taskaev.
Oleg Kononenko disse: “A tarefa de voo foi concluída na íntegra. O voo estava em modo normal, não há observações que impeçam a continuação dos testes”.
Roman Taskaev observou: “As características e os modos de operação dos motores foram confirmados, todos os sistemas de aeronaves funcionaram sem falhas”.
O Presidente da PJSC Irkut Corporation Oleg Demchenko disse: “Hoje é um dia histórico para a nossa equipe e toda a grande equipe que trabalha para criar o MS-21. Investimos em nossas aeronaves as soluções técnicas mais avançadas que proporcionarão maior conforto aos passageiros e atraentes características econômicas para as companhias aéreas. E hoje estou feliz em informar que o primeiro voo do MS-21 foi bem-sucedida Parabéns a todos os participantes do programa em nosso feriado comum!
Yury Slyusar, Presidente da United Aircraft Corporation (UAC), enfatizou: “O MS-21 foi criado em uma ampla cooperação, juntamente com a Irkut e outras empresas da UAC estão participando ativamente: AeroComposite, Usinas Ulyanovsk e Voronezh, UAC-Center for Combining. Esta é uma etapa importante na formação do novo modelo industrial da UAC. Segundo nossas estimativas, nos próximos 20 anos no segmento MS-21, a demanda global será de cerca de 15.000 novos aviões. As companhias aéreas vão apreciar o nosso novo avião.”
COLABOROU: Rustam Bogaudinov