P-47 e Me109

Segundo artigo assinado por Henrique Augusto Cruz Santos (clique aqui para baixar), esta pergunta não é fácil de ser respondida. De acordo com o autor, a escolha do melhor caça da 2ª Guerra Mundial envolve vários e complexos aspectos operacionais de cada aeronave.

É preciso também separar os caças baseados em terra do Teatro Europeu dos caças navais do Teatro do Pacífico. O artigo referido trata apenas dos caças do Teatro de Operação Europeu.

O autor emprega os seguintes critérios para analisar os aviões:

  • O primeiro deles é o Constante Melhoramento da Capacidade de Combate durante sua vida de produção. Apenas modelos que foram produzidos com mais de 10 mil unidades entraram na lista de avaliação;
  • O segundo critério é o que ele denomina Capacidade Operacional Quádrupla, que considera o principal. O contínuo processo de melhoria contribuiu para o desempenho nos quatro papéis táticos: o combate aéreo caça contra caça, o apoio a tropas terrestres, a proteção aos bombardeiros e as missões de reconhecimento.
  • O terceiro critério seria a Compatibilidade ao Piloto. Durante a Segunda Guerra Mundial era inútil produzir uma aeronave que exigisse um piloto muito experiente para pilotá-la, pois pilotos experientes não combatem (com exceção do lado alemão e do japonês). Aeronaves necessitavam ser confortáveis o suficiente para pilotos com apenas 200 horas de voo, necessitavam ser dóceis na pilotagem, possuírem um cockpit agradável e de fácil utilização, boa visibilidade, certo conforto, possuírem blindagem e tanques auto-vedantes e apresentarem uma baixa taxa de acidentes.
  • O quarto critério seria o Registro Operacional, que para o Teatro Europeu, em especial para a USAAC foi algo relativamente confiável de se obter com informações completas sobre cada tipo de aeronave. Já em relação ao Teatro do Pacífico, isso foi muito difícil e não confiável. Com relação aos registros britânicos, alemães, russos e japoneses, ele afirma que quase nada se sabe sobre o número de missões realizadas por cada tipo de aeronave, a tonelagem de bombas lançadas, a quantidade de locomotivas e veículos terrestres destruídos, o que faz a comparação difícil, para não dizer, impossível.

Segundo Henrique Santos, os melhores por ordem decrescente seriam:

7º lugar

Lockheed P-38 Lightning

6º lugar

Messerschmitt Bf 109

5º lugar

Yak-9

4º lugar

P-51 Mustang

3º lugar

Supermarine Spitfire

2º lugar

FW190

1º lugar

Republic P-47 Thunderbolt
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