JF-17B

A variante biposto do caça JF-17 — JF-17B — realizou com êxito seu voo de teste inaugural no dia 27 de abril.

A produção do protótipo JF-17B começou em abril de 2016 e segundo algumas fontes, três JF-17B estão em produção, dois dos quais se juntarão à PAF.

Além de ter um segundo assento, o JF-17B exibe várias alterações de design em relação ao JF-17 de assento único. Tem uma espinha dorsal, possivelmente para abrigar combustível (para compensar o espaço tomado pelo assento traseiro). O estabilizador vertical também foi modificado; a cauda maior abriga componentes do novo sistema fly-by-wire de controle de voo de três eixos. O nariz também foi ampliado para acomodar um radar AESA (Active Electronic Scanned Array), que será um subsistema central do próximo JF-17 Block III.

JF-17B

O JF-17B foi desenvolvido principalmente para atender às necessidades de potenciais usuários de exportação, que exigem avaliação em voo e treinamento de conversão. Atualmente, a PAF (Pakistan Air Force) está realizando treinamento de conversão usando simuladores. No entanto, a liderança da PAF havia sugerido que o JF-17B poderia ser usado como um lead-in-fighter trainer (LIFT) dentro de sua própria frota.

Com pods de designação avançados e sistemas de guerra eletrônica comercialmente disponíveis (EW), o JF-17B também poderia ser empregado como uma plataforma de ataque ou de guerra eletrônica respectivamente.

A PAF indroduziu formalmente sua quinta unidade de caças JF-17 — isto é, o Esquadrão Nº 14 — em fevereiro, com aeronaves Bock II, que incluem aeronaves equipadas com sondas de reabastecimento em voo. Em março, a PAF anunciou que integrou com sucesso um sistema de armas “stand-off” ao JF-17.

Há mais de 70 aviões JF-17 em serviço com a PAF, e espera-se que a Força faça seu pedido para 50 caças Block III em 2017. A CAC (Chengdu Aerospace Corporation) e o Pakistan Aeronautical Complex (PAC) também conseguiram encomendas de exportação para Mianmar e Nigéria.

FONTE: Quwa – Defense News & Analysis Group

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