IDEF 2017: Turquia revela mísseis ar-ar autóctones
A Turquia apresentou dois programas nacionais de mísseis ar-ar na atual exposição de defesa IDEF em Istambul, na Turquia.
O míssil de curto alcance Gökdogan (Peregrino) para combates dentro do alcance visual WVR e o míssil Bozdogan (Merlin) para combates além do alcance visual (BVR) estão sendo desenvolvidos pelo governo com apoio da Tubitak SAGE.
O Bozdogan está equipado com um buscador de freqüência de rádio de estado sólido (RF) e tem um alcance de 65 km (40 milhas). O míssil possui recursos anti-contramedidas e um datalink para receber atualizações de destino em voo a partir da aeronave lançadora.
O Peregrino é um míssil guiado por calor com um alcance de até 30 km (20 milhas), equipado com um buscador de imagens por infravermelho de alta resolução e também tem recursos avançados anti-contramedidas.
O Peregrino é equipado com capacidade de vetorização de impulso para manobrabilidade superior e capacidade de lançamento fora da linha de visada (off-boresight). Ambos os mísseis usam propulsores sólidos sem fumaça.
O desenvolvimento dos mísseis começou em 2012 sob o Projeto Goktug. A Tubitak espera concluir testes de desenvolvimento e integração de plataforma dentro de dois anos.
O novo míssil ar-ar será introduzido pela primeira vez nos aviões de combate F-16 da Força Aérea Turca e também será integrado com o programa de caça TF-X turco em desenvolvimento.