Agrishow 2017: Embraer apresenta Ipanema 203 preparado para Certificação Aeroagrícola Sustentável
Botucatu – SP, 27 de abril de 2017 – A grande atração do estande da Embraer na Agrishow 2017 será o avião agrícola Ipanema 203, que estará em demonstração estática na versão completa, já compatível com a Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS). A Agrishow, principal evento do agronegócio brasileiro, começa na próxima segunda-feira (1/5), em Ribeirão Preto – SP.
A CAS é um programa de boas práticas na aviação agrícola promovido por parceria público-privada que tem como objetivo aumentar a responsabilidade ambiental nas aplicações. “O Ipanema 203 foi desenvolvido e certificado segundo as recomendações da CAS”, explica Alexandre Solis, diretor da Unidade da Embraer em Botucatu, onde o Ipanema é produzido. “Hoje, a aeronave está certificada para operar com itens como GPS Diferencial (DGPS), altímetro a laser e fluxômetro, que garantem a aplicação mais precisa, segura e eficaz.”
A Embraer tem uma expectativa de negócios favorável para 2017, quando estima entregar de 15 a 20 aeronaves do modelo. Essa estimativa positiva se justifica em razão do feedback obtido dos clientes até agora: o desempenho da aeronave no campo tem surpreendido favoravelmente pilotos, operadores e produtores, com uma produtividade que supera em muito as estimativas iniciais. Os clientes do novo modelo têm registrado aumento de produtividade de até 50% quando comparado à versão anterior, o que demonstra o acerto das modificações implementadas.
Líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, o Ipanema é utilizado principalmente na pulverização de fertilizantes e defensivos agrícolas, evitando perdas por amassamento na cultura e flexibilizando a operação. As principais culturas que têm demandado o avião são: algodão, arroz, cana-de-açúcar, citrus, eucalipto, milho, soja e café. Ele também pode ser utilizado para espalhar sementes, combater vetores e larvas, no combate primário a incêndios e povoamento de rios. Além disso, o Ipanema continua sendo a única aeronave do mundo produzida em série capaz de voar movida a etanol.
Sobre o Ipanema 203
O Ipanema 203 é uma evolução do produto que é líder em seu segmento, com mais de 60% do market share no Brasil e mais de 1.370 unidades vendidas ao longo da história. O atual modelo, lançado em 2015, possui dois metros a mais de envergadura de asa em relação ao anterior e hopper com capacidade 16% maior em volume. A nova envergadura da asa permite uma faixa de deposição 20% maior, o que aumenta ainda mais a sua produtividade.
No Ipanema 203 os winglets (pontas das asas) foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização. O avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves, que permitem controles ainda mais precisos. Tudo isso para facilitar o dia a dia do operador, permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência.
É a primeira reformulação do produto desde 2005, quando o Ipanema 202 se tornou a primeira aeronave produzida em série no mundo a sair de fábrica certificada para voar com etanol (álcool hidratado), mesmo combustível utilizado em automóveis. A fonte alternativa de energia renovável, derivada da cana-de-açúcar, reduziu o impacto ambiental e os custos de operação e manutenção e ainda melhorou o desempenho geral da aeronave, tornando-a mais atrativa para o mercado. Hoje, cerca de 40% da frota em operação é movida a etanol e aproximadamente 80% dos novos aviões são vendidos com essa configuração.
Ipanema 203 – Ficha Técnica e Características de Desempenho
- Comprimento das asas: 13,30 m
- Envergadura da empenagem: 4,27 m
- Altura máxima: 2,43 m
- Comprimento da aeronave: 8 m
- Diâmetro da hélice: 2,18 m
- Capacidade do hopper: 1.050 litros
- Velocidade Cruzeiro a 75% da PMC: 185 km/h ou 115 mph
- Distância de decolagem, corrida no solo: 254m (nível do mar , 15°C Motor a etanol)
- Distância de pouso: 214m
- Consumo de Combustível (melhor potência): Regime de 75% da PMC: 98,4 litros/h (26 US gal.) (motor a etanol)
DIVULGAÇÃO: Embraer