F-35 lançando Meteor

O Reino Unido (MOD) concedeu à MBDA no dia 21 de abril um contrato para preparar o caminho para a integração do míssil ar-ar Meteor (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile — BVRAAM) em seus novos caças furtivos F-35.

O contrato ajuda a diminuir o risco do esforço de integração e inclui a mistura de ativos de teste, produtividade e trabalho de engenharia necessários para suportar a compatibilidade e uso do Meteor no F-35. Esta é uma excelente notícia para a força britânica de F-35 Lightning II, que está planejado para ser armado com o míssil Meteor em 2020.

Os ativos de teste que estão sendo contratados abrangem o conjunto usual de mísseis de teste necessários para um programa de integração de aeronaves. O escopo do contrato também inclui os kits de mudança de missão para o estoque comum de Meteor do Reino Unido para o Typhoon e o Lightning.

F-35 lançando míssil ar-superfície SPEAR

O contrato veio logo depois dos ensaios de lançamento bem-sucedidos do míssil ar-ar avançado de curto alcance da MBDA (ASRAAM) do F-35 no início deste ano. O ASRAAM está sendo integrado ao F-35 como parte do programa Block 3 SDD da aeronave.

Também está previsto para futura integração com o F-35, o míssil de ataque de superfície SPEAR da MBDA. O Meteor e o SPEAR são armas avançadas que complementam o F-35 da 5ª geração, trazendo capacidade de rede com “stand-off” — ambas as armas são elementos-chave da capacidade de ataque do porta-aviões do Reino Unido no futuro.

F-35 armado com Meteor e SPEAR

FONTE: MBDA

wpDiscuz