EUA lançam ‘mãe de todas as bombas’ no Afeganistão
A Força Aérea dos EUA lançou sua maior bomba não-nuclear pela primeira vez em combate nesta quinta-feira, visando um complexo subterrâneo do Estado Islâmico em uma porção desolada do leste do Afeganistão, disseram autoridades militares.
A bomba de 21.000 libras (9.534 kg) é conhecida como Massive Ordinance Air Blast, ou MOAB. Nos círculos militares, a sigla é conhecida melhor como a “Mãe de Todas as Bombas”.
A CNN, que informou pela primeira vez o uso da bomba, disse que a MOAB foi selecionada porque a área visada estava em uma porção extremamente remota do país, o que significa que o risco para civis era mínimo. O poder absoluto da explosão também seria mais eficaz na destruição de túneis subterrâneos esculpidos no terreno rochoso que outras bombas convencionais poderiam não penetrar.
A MOAB foi transportada para o alvo por um avião cargueiro MC-130.
O alvo estava na província de Nangarhar, que faz fronteira com a área tribal do Paquistão, uma fronteira porosa que os extremistas exploraram para eludir as forças da coalizão. Um fuzileiro naval dos EUA foi morto naquela província na semana passada em meio a atividades de combate ao terrorismo.