O filme ‘The Final Countdown’, ou ‘Nimitz volta ao inferno’
Muito antes de ‘Top Gun’, o F-14 Tomcat já fazia sucesso no cinema
Produzido com a plena cooperação da Marinha dos Estados Unidos, e filmado a bordo do “supercarrier” USS Nimitz, The Final Countdown foi um sucesso moderado na bilheteria. Porém, nos anos seguintes, o filme acabou virando “cult” entre fãs de ficção científica e aviões militares.
Produção
O filho de Kirk Douglas, Peter, como produtor, foi a força motriz atrás do The Final Countdown. Com um orçamento limitado, mas com um roteiro promissor, ele foi capaz de atrair o interesse da Marinha dos EUA. Depois de ver o roteiro, funcionários do Departamento de Defesa ofereceram cooperação total, mas insistiram que, por motivos de segurança e para manter a prontidão operacional, as programações de filmagem seriam dependentes do consultor naval “on location”, William Micklos. A fotografia principal ocorreu na Estação Aérea Naval de Key West, na Estação Naval de Norfolk e em Florida Keys, durante dois períodos de cinco semanas em 1979.
Durante as operações, ocorreu um pouso de emergência com a equipe de produção autorizada a filmar a recuperação da aeronave no Nimitz; A seqüência aparece no filme.
Muitos dos membros da tripulação de Nimitz foram utilizados como extras, alguns com partes falantes; 48 membros da tripulação aparecem como “atores” nos créditos finais.
Para filmar as seqüências aéreas, as câmeras Panavision foram montadas em aeronaves navais, enquanto aeronaves e helicópteros equipados com câmeras também foram empregadas pelo estúdio, incluindo um helicóptero Bell 206 Jet Ranger, um Learjet 35 e um bombardeiro B-25 convertido em plataforma de câmera.
Três réplicas do Mitsubishi A6M Zero feitas a partir de aviões T-6, originalmente construídas para o filme Tora! Tora! Tora! (1970), foram voadas por pilotos da Confederate Air Force, agora chamada de Commemorative Air Force. Duas das réplicas foram empregadas em um dogfight com F-14 Tomcats; foi a primeira vez que ocorreu uma simulação de combate aéreo entre caças com velocidades e capacidades de manobra totalmente diferentes.
Na cena em que os F-14 passam voando pelos caças Zero e ficam na frente deles, a turbulência do ar foi tão intensa que os pilotos dos Zero perderam o controle das aeronaves momentaneamente.
Durante a cena de engajamento, quando um Zero dispara em um F-14, o caça a jato fez uma manobra que terminou a apenas 100 pés (30 m) acima do oceano.
Durante o ataque culminante a Pearl Harbor, cenas reproduzidas em preto e branco de Tora! Tora! Tora !, destacam bombardeiros de mergulho Aichi D3A Val, caças Mitsubishi A6M Zero e torpedeiros Nakajima B5N Kate.
Recepção
The Final Countdown foi promovido como um blockbuster de verão e recebeu críticas variadas. Mais do que a história em si, as cenas do porta-aviões e suas aeronaves provocaram ótimas impressões.
A Marinha dos Estados Unidos patrocinou a estréia do filme e o explorou como uma ferramenta de recrutamento, usando o cartaz do filme em diversos escritórios de recrutamento pouco depois do lançamento.