Por Tony Osborne

ABU DHABI – A Embraer completou o primeiro contato a seco de reabastecimento em voo com seu cargueiro militar KC-390 e um avião receptor, em um importante marco nos testes para o sistema de reabastecimento em voo do novo avião.

Uma aeronave brasileira F-5M Tiger II conectou-se a duas mangueiras de reabastecimento em um protótipo do KC-390 durante uma saída de testes perto da base aérea de Santa Cruz, Rio de Janeiro, em 19 de fevereiro, anunciou a Embraer em 20 de fevereiro na feira de defesa IDEX. O ensaio segue testes de aproximação com dois F-5 no final de 2016.

Frederico Lemos, diretor de desenvolvimento de negócios internacionais da Embraer, disse que a aeronave já foi provada em todo o envelope de reabastecimento, incluindo as baixas velocidades necessárias para realizar o reabastecimento de helicópteros.

Testes de capacidades mais especializadas acontecerão em 2018 com operações a partir de pistas de pouso austeras, incluindo gelo e neve, para que o KC-390 possa apoiar os programas de pesquisa do Brasil na Antártida.

Os dois protótipos já completaram 850 horas de voo, abrindo o envelope de voo a velocidades de Mach 0.8 até 36,000 pés. A empresa também completou testes de “flutter” e confirmou as capacidades do sistema de controle de voo fly-by-wire no modo “normal” com as proteções de envelope.

A Embraer também começou a montar a primeira aeronave de produção em série na linha de montagem do Gavião Peixoto. O segundo avião também está em produção. Ambos serão entregues à Força Aérea Brasileira em 2018. No final deste ano, a empresa realizará avaliações de congelamento artificial no McKinley Climatic Laboratory na Eglin AFB, Flórida, enquanto uma série de testes de ventos cruzados será realizada em Punta Arenas, no sul do Chile.

A Força Aérea Brasileira quer alcançar uma capacidade operacional inicial e certificação em 2017, enquanto a capacidade operacional completa está prevista para 2018.

A Embraer acredita que o KC-390 poder ser uma boa solução para forças aéreas no Oriente Médio por causa de sua capacidade multifunção. Após a visita da aeronave ao Farnborough Airshow em julho passado, o KC-390 foi levado para o Cairo e Abu Dhabi para demonstrações locais, bem como para realizar vários testes de alta temperatura. A empresa não informou a quais potenciais clientes ele foi demonstrado. Mas Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, confirmou que pilotos da região tinham voado. “Todo mundo que voou, gostou”, disse ele.

Várias forças aéreas da região vêm examinando aviões de transporte tático. A Arábia Saudita recebeu recentemente dois aviões-tanque KC-130J Hercules, mas uma aquisição mais ampla do C-130J não ocorreu. A Arábia Saudita considerou o A400M, mas não está claro se o país esteve envolvido na demonstração KC-390. Os Emirados Árabes Unidos têm uma frota de C-17 Globemasters, mas apenas um punhado de C-130, a maioria deles modelo comercial L-100 para o transporte aéreo tático. Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos concentraram-se na capacidade de múltiplos papéis dos seus aviões.

A Embraer respondeu a um pedido de informações da Nova Zelândia à medida que esse país estuda opções para substituir os velhos C-130H e seus dois Boeing 757-200. Schneider disse que a empresa poderia começar a acomodar encomendas de exportação já em 2019.

A companhia planeja trazer o avião de volta para o Oriente Médio no próximo verão, depois de ser exibido no Paris Airshow.

FONTEaviationweek.com / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

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