Israel recebe dois primeiros caças F-35
Israel recebeu no dia 12.12.16 seus dois primeiros aviões F-35 Lightning II, tornando-se o único país do Oriente Médio a possuir um caça de quinta geração.
A Força Aérea dos EUA ajudou na entrega fornecendo um avião-tanque KC-135 para reabastecer os novos aviões pelo trajeto. Oficiais militares que participaram da entrega dizem que o evento destaca a importante relação entre os Estados Unidos e seu aliado mais próximo no Oriente Médio.
Segundo a Força Aérea, a posse israelense de aviões de caça F-35 reforça os interesses de segurança dos EUA. Compartilhar a mesma aeronave com as nações parceiras permite que os aliados voem e lutem com a mesma célula com táticas, equipamentos e capacidades comuns, acrescentou a Força.
Israel foi a primeira nação a assinar um acordo de vendas militares estrangeiras com os Estados Unidos para adquirir o F-35. O país pretende usar os novos aviões para substituir sua frota de F-15 e F-16.
O país recebeu seus dois primeiros aviões no mesmo dia em que o F-35 foi posto em dúvida quando o presidente eleito Donald Trump twittou que o programa estava “fora de controle”, sugerindo que sua administração pode realizar cortes no orçamento.