Jaguar DARIN III indiano atinge IOC
O jato de ataque Jaguar DARIN III, da Indian Air Force (IAF), recebeu o certificado de operação inicial (IOC), informou a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) em comunicado.
No âmbito do programa, três Jaguares DARIN I foram atualizados para o padrão DARIN III pela HAL.
A atualização de aviônicos inclui um sistema de missão de arquitetura de sistema aberto (OSAMC), sistema de instrumento de motor e voo (EFIS), radar de controle de tiro, sistema de navegação inercial com GPS e correção de altura geodésica.
Os aviões de ataque da Sepecat Jaguar também foram equipados com sistema de gravação de vídeo digital de estado sólido (SSDVRS), registrador de dados de voo de estado sólido (SSFDR), display SMD (Smart Multifunction Display), altímetro de rádio com alcance de 20.000 pés, piloto automático com alt select e HNAV e identificação de amigo ou inimigo (IFF).
O comandante T. Suvarna Raju da HAL disse que a aeronave está agora equipada com sistema de aviônica de classe mundial.
A concepção e desenvolvimento da nova arquitetura de aviônica, que abrange a captura de requisitos de sistema, preparação de especificações, software, hardware, concepção e desenvolvimento de equipamentos elétricos e mecânicos, foi realizado no Centro de Investigação e Concepção de Missão e Combate do HAL (MCSRDC) e a modificação foi feita na Overhaul Division.
Além da HAL, as agências de certificação, a equipe experimental da ASTE e outras agências estavam envolvidas no programa de atualização, disse o comunicado.
O marechal do ar RKS Bhadauria da IAF disse que a atualização DARIN III é uma das melhores atualizações em termos de manipulação de dados e capacidades gerais.
Notas & Comentários
A atualização planejada dos cerca de 110 jatos Jaguar indianos inclui:
- Motores mais potentes
- Alternadores de maior capacidade
- Radar multimodo
- Glass Cockpit com suite de navegação e ataque DARIN III, controles HOTAS e HUD melhorado
- Piloto automático
- Helmet mounted Display
A atualização dos motores prevê a substituição dos Rolls-Royce Adour Mk811 de 32,5 kN por Honeywell F125IN de 43,8 kN de empuxo.
A IAF está buscando um contrato de duas fases com a Honeywell. Na Fase 1, a Honeywell modificará dois aviões Jaguar para usar seus motores F-125IN.
Durante a Fase 2, a HAL irá remotorizar os Jaguares restantes usando a tecnologia transferida pela Honeywell.