Finlândia recebe respostas ao RFI sobre a substituição dos F/A-18 Hornet

18

F/A-18 Hornet da Finlândia

O Comando de Logística das Forças de Defesa finlandesas recebeu respostas às Solicitações de Informações sobre a substituição de aviões Hornet.

Os seguintes fabricantes responderam: Boeing (F/A-18E/F), Dassault Aviation (Rafale), BAE Systems (Eurofighter Typhoon), Lockheed Martin (F-35) e Saab (JAS Gripen). Abrangendo milhares de páginas em inglês, as respostas contêm informações classificadas.

Quando especialistas da Administração da Defesa analisarem as respostas durante o próximo inverno, as Forças de Defesa fornecerão mais informações sobre elas em abril de 2017.

O Comando de Logística das Forças de Defesa finlandesas enviou Pedidos de Informação (RFI) sobre a substituição de aeronaves Hornet para os governos da Grã-Bretanha, França, Suécia e Estados Unidos. Foi solicitado a estes governos que enviassem as RFIs para suas respectivas indústrias que fabricam caças multi-função.

Um Pedido de Informação precede a aquisição real. Um dos principais objetivos de uma RFI é garantir que os diferentes candidatos tenham a possibilidade e a vontade de participar do projeto de caça HX da Finlândia e especificar conceitos alternativos, obter informações sobre os sistemas e definir a necessidade preliminar de financiamento.

Através de uma RFI é possível reunir visões sobre o tipo de soluções que os receptores das RFIs oferecem para substituir as capacidades da aeronave F/A-18 da Força Aérea no ambiente de segurança pós-2030. Uma RFI também é uma maneira de coletar informações sobre caças multi-função que são usadas para o planejamento detalhado e orçamentação de compras e para elaborar os requisitos estabelecidos no caça multi-função.

Nas RFIs, foram feitas estimativas orçamentárias sobre os custos de aquisição, uso e manutenção dos sistemas e seus métodos de cálculo. Além da aeronave real, os sistemas que são revistos incluem armas, equipamento de treinamento, sistemas de C2 e arranjos de manutenção. Os fabricantes também podem apresentar soluções que incluem vários tipos de aeronaves ou veículos aéreos não tripulados que contribuem para as capacidades dos caças multi-função.

As RFIs foram enviadas para as administrações de defesa em países que fabricam o tipo de caças multi-função e sistemas relacionados que poderiam atender às necessidades da Finlândia para substituir as capacidades da aeronave Hornet. Uma RFI contém informações detalhadas sobre os princípios operacionais da defesa aérea e as capacidades futuras desejadas. A maioria das informações fornecidas e das respostas recebidas são classificadas.

Em 19.11.2015, as Forças de Defesa receberam um mandato do Ministro da Defesa Jussi Niinistö para iniciar o projeto de caça HX. O objetivo do projeto é substituir a capacidade operacional das aeronaves F/A-18 da Força Aérea, que serão eliminadas a partir de 2025. A decisão de iniciar o projeto é baseada no programa do Governo.

O Comandante da Força Aérea é o dono do projeto. O Comando de Logística das Forças de Defesa da Finlândia é responsável pela preparação técnica e comercial do projeto, enquanto o Ministério da Defesa é responsável por fornecer orientações sobre política de materiais. Um convite à apresentação de propostas será enviado na Primavera de 2018 e a decisão de adjudicação será tomada em 2021.

FONTE: Forças de Defesa da Finlândia

wpDiscuz