Bielorrússia recebe segundo lote de jatos Yak-130
A Bielorrússia (Belarus ou Беларусь) recebeu no dia 23 de novembro quatro novas aeronaves de treinamento de combate Yak-130, produzidas pela corporação russa “Irkut”, informou o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Bielorrússia.
O contrato para o fornecimento à Bielorrússia de quatro treinadores de combate Yak-130 foi assinado no MAKS-2015. Em abril de 2015, o exército bielorrusso recebeu quatro Yak-130 da Rússia.
Perna Dvigalev, Chefe da Força Aérea e Comando de Defesa Aérea do Exército Bielorrusso, apresentou os diários de bordo dos aviões aos técnicos da base aérea. O oficial observou que a aquisição de outros quatro Yak-130 permitirá que os pilotos bielorrussos e cadetes melhorarem ainda mais suas habilidades de aeronaves de geração 4++. Além de realizar o treinamento de pilotos, a aeronave permitirá praticar operações de combate.
O Yak-130 é classificado como um avião de ataque leve e deverá fazer parte dos exercícios que serão realizados em 2016-2017 e envolverão outras unidades do Exército Bielorrusso. As aeronaves devem fornecer apoio aéreo às tropas no solo, por exemplo, ajudando a bloquear grupos armados ilegalmente.
Segundo a Força Aérea da Bielorrússia e o comandante das Forças de Defesa Aérea, Oleg Dvigalev, o país assinou dois contratos para adquirir o Yakolev Yak-130 Mitten, informou a agência de notícias BelTA.
Espera-se que os novos Yak-130s substituam todos os Albatroz Aero Vodochody L-39 no serviço bielorrusso até 2020.
Cerca de 12 aeronaves L-39ZA são operadas pelo Esquadrão de Treinamento 1/12 da Força Aérea Bielorrussa nos diferentes estágios de treinamento de pilotos.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov