Canadá decide comprar provisoriamente 18 caças Super Hornet
OTTAWA – O Canadá planeja iniciar conversas com a Boeing para comprar 18 caças F/A-18 Super Hornet como medida provisória em uma renovação planejada da frota de aviões de combate CF-18 do país, disse o ministro responsável pela Defesa do Canadá nesta terça-feira.
O governo liberal também lançará um processo competitivo para substituir a envelhecida frota de caças CF-18, afirmou o ministro Harjit Sajjan em entrevista coletiva.
O governo anterior (conservador) do Canadá abandonou planos há quase quatro anos para comprar 65 aviões de combate F-35 da Lockheed Martin Corp., após controvérsia política sobre a falta de transparência sobre os custos de aquisição. No entanto, o F-35 será autorizado a competir na próxima concorrência para mais aviões, que deverá ser lançada no início do próximo ano.
O plano do Canadá de iniciar negociações sobre uma compra interina de 18 jatos Super Hornet F/A-18E/F é o segundo impulso para estender a vida das linhas de produção de jatos de combate da Boeing depois que o Departamento de Estado aprovou na semana passada vendas ao Kuwait e ao Qatar que somam US$ 31,2 bilhões combinados. Autoridades canadenses se recusaram a fornecer um custo estimado para adquirir a aeronave da Boeing.
FONTE: The Wall Street Journal