Por Humberto Fernandes Oliveira (reportagem e fotos)

Pousou na manhã desta segunda feira (14), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o maior avião do mundo, o Antonov An-225 Mriya.

Com o apelido de Mriya, que em russo significa “Sonho”, o Antonov An-225 é hoje o maior avião comercial de carga do mundo. Suas dimensões desafiam a imaginação de qualquer pessoa. Este avião possui uma envergadura de 88 metros, diâmetro de fuselagem de 19 metros e altura de quase 7 andares.

Nenhum avião do mundo se compara a ele em termos de capacidade de carga. Este avião de 6 motores é capaz de carregar 250 toneladas em seu interior.

O Antonov An-225 é singular também em sua história. Este enorme avião foi concebido na Ucrania com o propósito de carregar o ônibus espacial Buran da extinta URSS. Seu vôo inaugural foi realizado em 1 de dezembro de 1988 e poucos meses depois, este avião colossal quebrou 109 recordes mundiais de autonomia, altitude e capacidade de carga. Em 1989 ele voou pela primeira e única vez com o ônibus espacial Buran preso no seu exterior.

Com o colapso e fim da URSS em 1991, o programa espacial soviético foi interrompido e com ele o Antonov An-225 foi abandonado, sendo utilizado para reposição de peças em outros aviões. Seu segundo lançamento se deu quase 10 anos depois, em 2001, no Salão de Aviação de Paris e a partir de então, vem transportando as maiores e mais pesadas cargas que se tem conhecimento.

O Antonov An-225 deve permanecer em Viracopos, o maior centro de carga aérea da América do Sul, até a noite desta segunda-feira, onde está sendo carregado com um equipamento de 30 toneladas.

wpDiscuz