A frota britânica de aeronaves AWACS E-3D Sentry está impossibilitada de voar. A frota de seis aeronaves está no chão faz semanas e como resultado os aliados britânicos estão se virando como podem para cobrir a ausência desse tipo de avião sobre o Iraque e a Síria.

Normalmente a RAF possui um desses Sentry‎ baseado na ilha de Chipre como parte da contribuição para a “Operation Shader”, como os britânicos se referem ao combate ao ISIS.

Na verdade elas não estão tecnicamente “groundeadas”, mas sim impossibilitadas de voar. No começo do ano o ministro da Defesa informou que duas das quatro aeronaves da frota estavam passando por manutenção nível parque, ou seja, processos longos e demorados.

Um porta-voz da RAF informou que “foram identificados problemas no cabeamento elétrico e no sistema de ar condicionado durante ma inspeção de rotina numa das aeronaves E-3D da RAF. Por questões de segurança a aeronave voará somente quando a questão for resolvida”. Esse problema afeta apenas as aeronaves britânicas.

com informações do Defense News

wpDiscuz