A fim de substituir a Republic F-84F Thunderstreak e RF-84F Thunderflash, o Governo belga decidiu, em 16 de Fevereiro de 1968, adquirir 88 Mirages (54BA, 22BR e 12 BD) com uma opção para mais 18 aeronaves cujo subtipo foi decidido mais tarde.

Em 25 de agosto de 1968, após uma série de discussões políticas e uma cooperação fracassada com os Países Baixos, foi colocada uma encomenda final com a Dassault para 106 aeronaves (63 BA, 16BD end 27 BR). O Mirage 5BA foi otimizado para ataques terrestres e foi de fato uma versão do Mirage IIIC usado pelo Armée de l’Air francês, mas equipado com aviônicos menos sofisticados.

Após uma extensa série de estudos, o Mirage foi preferido sobre o Northrop F-5A, o LTV A-7A Corsair, o Douglas A-4 Skyhawk, o A-6A Intruder e as novas versões do Starfighter F-104H e F-104S e o Draken sueco.

Em 1988, decidiu-se modernizar cerca de 20 Mirages no que foi chamado de Programa de Melhoria do Sistema Mirage (MirSIP), mas com a queda do Muro de Berlim a situação política mudou para um ponto que não se justificava mais a modernização. O Chile assumiu os Mirages melhorados (incorporando também modificações chilenas e chamadas “Elkan”) e mais 5 aeronaves não modificadas. Os Mirages restantes armazenados foram comprados pela empresa francesa SAGEM, enquanto várias aeronaves tornaram-se guardiãs de portões de bases ou expostas em museus.

Dassault-Breguet Mirage 5BA – Foto: Laurent Heyligen
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