Argentina avalia M-346 como potencial jato de combate

96

M-346 FA

A Força Aérea Argentina (Fuerza Aérea Argentina – FAA) avaliou o jato de treinamento avançado e caça leve Aermacchi M-346 como uma potencial nova plataforma de primeira linha.

Pilotos da FAA voaram a aeronave na Itália, em 12 e 13 de Outubro, informou o Ministério da Defesa italiano (MoD) em 19 de outubro. A delegação da FAA foi recebida pelo 61° Stormo (Ala) da Força Aérea Italiana em Lecce.

Em um artigo publicado em seu site, o Ministério da Defesa italiano observou que a FAA estava especialmente interessada em testar as capacidades ar-ar e ar-superfície do M-346. Embora classificado principalmente como uma plataforma de treinamento a jato, o M-346 tem uma capacidade ofensiva secundária.

Equipado com nove pontos duros (quatro em cada asa e um ventral para um pod de canhão opcional), o M-346 pode transportar uma variedade de munições “burras” e “inteligentes”, tais como bombas não guiadas Mk82/83/84 e bombas guiadas GBU-12/16 e Opher Mk 82. Ele também pode levar seis dispensadores anti-pista Durandal, quatro pods de foguetes BRD-4 ou LAU-7/LAU-5002/LAU-32, quatro mísseis AIM-9 Sidewinder ou Diehl IRIS-T AAMs, quatro mísseis ar-superfície AGM-65 Maverick, ou quatro mísseis anti-blindados Brimstone. O pod de reconhecimento Rafael RecceLite também foi integrado, e enquanto nenhum radar foi ainda instalado, a empresa-mãe Leonardo da Alenia Aermacchi disse que isso pode ser feito a pedido de um cliente.

A avaliação italiana ocorreu depois de uma visita semelhante à Coreia do Sul em setembro, quando a FAA testou o Korean Aerospace Industries (KAI) FA-50 Golden Eagle. A FAA está à procura de um novo tipo de caça após a aposentadoria dos Dassault Mirage III e Mirage 5 no final de 2015, e o “groundeamento” posterior da frota de Douglas A-4R Fightinghawk. A FAA busca adquirir entre 10 e 12 novas aeronaves para ter capacidade de combate crível.

FONTE: Jane’s

wpDiscuz